quarta-feira, 27 de julho de 2011

ALMANAQUE 70, 80, E 90´s...

OS TEXTOS SEGUINTES FORAM USADOS NO PROGRAMA            "ALMANAQUE"        (2009/2010),    DA 90,9FM,     DE APARECIDA-SP.      O PROGRAMA TINHA COMO TEMA AS DÉCADAS DE 70, 80 E 90 E O DIFERENCIAL DE NÃO APENAS TOCAR AS MÚSICAS DA ÉPOCA, COMO RECORDAR OS COSTUMES, A MODA, OS PRODUTOS, ETC... PERTINENTES A ESSAS DÉCADAS...(pesquisa:  Rita Marques/ textos:  Claudia Nascimento)

  • Pra quem não sabe, ALINE, seriado da Globo, exibido no ano de 2009, não foi o primeiro a mostrar um "triângulo amoroso super descolado" onde a protagonista da história tinha dois namorados.  Na década de 80, a jornalista Zelda Scott era a musa de Juba e Lula em ARMAÇÃO ILIMITADA, seriado também exibido pela Globo, entre os anos de 85 e 88.  A idéia do programa partiu dos amigos Kadu Moliterno e André di Biase.  Andrea Beltrão era Zelda;  Jonas Torres, o inesquecível Bacana e Francisco Milani no papel de "chefe".





















  • O PERDIDOS NA  NOITE começou em 84 na TV GAZETA, depois foi para a Record e em abril de 86 estreou na Bandeirantes.  Goulart de Andrade foi quem lançou o apresentador Fausto Silva na tv.  O programa, no melhor estilo "bagunça total" teve sua primeira apresentação de banda ao vivo com o Paralamas (do Sucesso).  Os mesmos pediram para tocar ao vivo e, não, playback, como de costume.  E a moda pegou... Afinal, "quem sabe, faz ao vivo!"

  • Disparado o maior sucesso das bancas na década de 80, a revista BIZZ nasceu em agosto de 1985  logo após o Rock in Rio.  Reportagens nacionais e internacionais, análise de LP (vinil), seção de bandas novas e  muito mais, faziam parte do conteúdo dessa mídia impressa.  Além das edições regulares, fazia várias especiais como revistas-pôsteres, letras traduzidas e ídolos do rock.




  

  • POLTERGEIST -  O Fenômeno, de 1982, teve com Poltergeist 2 - O Outro Lado, de 86 e 3- O Capítulo Final, e apavorou muita gente, na época.  Contava a história de uma família ameaçada por estranhos fenômenos ocorridos na casa.  O filme foi inspirado na série de tv americana, Twilight Zone.  Mas, sinistro mesmo foram os fatos que cercaram o elenco do filme:  Dominique Dunne, que interpretou Dana, morreu aos 22 anos estrangulada pelo namorado, no ano do lançamento do filme.  No segundo filme, os atores W.Sampson e J.Back morreram antes do filme ser lançado:  um do coração e o outro de câncer no estômago.  E para finalizar, a atriz Heather O´Rourke, protagonista dos três filmes, morreu, no auge da carreira, pouco antes do lançamento do III.  Os médicos não identificaram a causa...Eu, hein!!!





  • Uma safra de filmes brasileiros teve destaque na década de 80 e, em geral, filmes direcionados a juventude da época.  MENINO DO RIO (81):  da trilha sonora do filme, a mais conhecida até hoje é DE REPENTE CALIFÓRNIA, na voz de Guto Graça Mello e depois, Lulu Santos.  Já GAROTA DOURADA (84), é meio que uma continuação de Menino do Rio.  Também em 84 teve BETE BALANÇO, onde o Barão Vermelho marcou presença na trilha sonora e na atuação, além do casal protagonista, Deborah Bloch e Lauro Corona.  na mesma década, em 86, teve ROCK ESTRELA:  no cinema dava pra ouvir a galera cantando a música homônima de Léo Jaime durante a abertura do filme, que também bombava as paradas das Fms, na época.








  • As meninas desse milênio podem saber que se hoje suas mães reclamam de sua "RBD MANIA", as mesmas também já tiveram seu "passado negro".  Em 84 se instaurou, no Brasil, a MENUDOMANIA embalada pelo sucesso do grupo:  "Não se Reprima".  Quando completavam 16 anos, os bonitinhos eram obrigados a deixar o grupo dando lugar a outros integrantes.  A formação mais conhecida e que, certamente ficou na memória das mamães foi:  Robby Rosa, Rick (substituído por outro Rick, o Martin), Roy, Ray e Charlie.  No rastro vieram os argentinos do Tremendo, o Dominó, o Ciclone, BomBom e tantos outros que já caíram no esquecimento... (Cá entre nós, ainda bem!)




  • Quem tem entre 30 e 40 anos com certeza deve se lembrar o AQUAPLAY... Os adeptos do brinquedo faziam campeonatos entre os vizinhos e os primos... E seria capaz de apostar que tem gente que guarda sua coleção de AQUAPLAYS em perfeito estado e funcionando até hoje!  Os primeiros foram os de argolinhas e bolinhas.  O jogo era um tubo de acrílico onde bastava encher d´água até o nível correto, fechar o lacre de borracha e a brincadeira começava ao apertar os botões pra fazer as peças se moverem.  Na verdade, nem sempre a gente lacrava o jogo corretamente e era uma molhadeira danada pela casa ou onde quer que se estivesse brincando!



  • Lançado pela Grow na década de 70, Super Trunfo foi um dos jogos de maior sucesso feitos pela empresa, e não é a toa que ainda hoje é um passatempo para todas as idades.  Mesmo sendo lançado nos anos 70, foi só nos anos 80 que esse incrível jogo de cartas se popularizou.  Seu grande destaque é que, de tempos em tempos, é lançado um tema diferente (um atrativo do jogo para não sair de moda e um prato cheio para fãs e colecionadores de plantão).  Dentre os temas lançados, até os dias atuais, podemos encontrar :  carros antigos, carros de corrida, aviões, caminhões, motocicletas, cães de raça, gatos, dinossauros, tubarões, flores, países entre outros.





  • Quem foi criança ou adolescente na década de 80 também lembra do GENIUS... que chegou as lojas em junho de 1980, tornando-se uma verdadeira febre na primeira metade dessa década.  O jogo brincava com a memória e tinha quatro teclas coloridas (vermelha, azul, amarela e verde).  A cada rodada, o brinquedo acrescentava um novo movimento acompanhado de sons e a velocidade das luzes aumentava... A vontade de acertar as sequências era tão grande que o tempo passava e a gente nem sentia!







  • Quem não se lembra do Minichicletes Adams?  Chamava atenção pela embalagem:  um saquinho com desenho de um boneco rindo;  os chicletinhos vinham em quatro cores diferentes no sabor tutti-frutti e era praticamente impossível resistir a tentação de virar o pacotinho inteiro de uma só vez, na boca.  Já os chicletes Adams, são mais antigos, e foram bem vendidos nos anos 80;  vinha em duas embalagens:  tamanhos pequeno e grande.  O pequeno, com duas unidades sempre, hoje em dia tem de diversos sabores!




  • O enorme sucesso que a revista MAD alcançou no Brasil nos anos 70, persistiu até a década de 80.  Seu slogan era "a revista mais aloprada do planeta!".  Seu conteúdo era inovador, sarcástico, divertido e irreverente.  Com um humor agressivo e até mesmo negro, era, ao mesmo tempo, inteligente e apresentava sátiras e críticas sociais implacáveis.  Sempre vinha com uma ilustração louca na contra-capa com uma dobradura que, ao ser feita, virava outra gravura mais louca e reveladora!

 








  • O Cubo Mágico ou Cubo Rubik é um quebra-cabeça inventado em Budapeste, no ano de 1974 pelo húngaro Erno Rubik e foi idealizado a partir de exemplos de outros jogos, como o Tangran.  Sua explosão de popularidade iniciou nos anos 80, quando o cubo passou a ser um brinquedo internacional.  Mesmo saindo da Hungria aos milhões por ano, a demanda não era contida, surpreendendo os industriais.  Foram criados centros de produção na China (Hong Kong), Brasil, entre outros.  O desejo de ver as seis faces do cubo organizadas atingia todas as idades e classes sociais.  Nenhum quebra-cabeça teve tantos adeptos, o que o tornou um brinquedo genial... Basta ter paciência, dedicação e interesse para desvendar definitivamente o mistério do Cubo Mágico.





  • Nos anos 80, um grande barato entre as meninas era a coleção de papéis de carta, mania substituída, hoje em dia, pelas coleções de papéis de fichário.  Muitas amizades, na época, foram feitas através deles... O mais curioso é que raramente se usava o papel para a real finalidade dele(escrever cartas), os papéis era colecionados, guardados ou trocados com as amigas como figurinhas... As mais caprichosas com suas coleções guardavam os papéis de carta em pastas, dentro de plásticos... E, por falar nisso... Por onde andam os saudosos blocos de papel de carta?  Aqueles que vinham com folha comum pautada só de um lado, quase transparente e levíssimo pra não pesar nos envelopes na hora de pôr a carta no correio...rsss...






  • Falando de séries animadas que ficaram pra sempre nas nossas memórias, temos o GATO FELIX... Um dos personagens mais conhecidos de todos os tempos e estampa uma infinidade de produtos até hoje.  Foi a primeira série animada exibida na televisão no "longinquo" ano de 1930.  Ressurgiu mais tarde com uma série de muito sucesso em 1954, persistindo até os anos 70/80... Nas histórias, ele vivia fugindo do seu arquiinimigo, o Professor, que queria roubar sua bolsa mágica e no meio do caminho acabava se metendo em muitas confusões com seu amigo inteligente, Poindexter.






  • Os Flintstones, família moderna da idade da pedra, foram criados por HANNA-BARBERA, na década de 60.  A série durou seis temporadas e um total de 166 episódios.  Os Flintstones foi a primeira série a exibir um casal dormindo na mesma cama e a utilizar as risadas em off, tão comuns nas sitcoms de hoje em dia.  A famosa família dos desenhos animados ainda gerou uma dezena de especiais para a TV e é responsável por uma legião de fãs das mais diversas idades.



  •  Falando em parafernálias sonoras das décadas passadas, vamos lembrar hoje, do Walkman... Não podemos deixar de reverenciar a Sony, detentora da criação desses pequenos aparelhos que escutávamos em público e em qualquer lugar.  Os primeiros modelos tinham AM-FM e, posteriormente surgiram o DISCMAN e todas as inovações que conhecemos nos dias de hoje.  O primeiro Walkman criado pela Sony em 79, era azul e prata, com duas entradas para fone de ouvido e com uma tecnologia chamada "pressman", um botão que ativava um microfone embutido e atenuava o som da música para que pudéssemos conversar com outra pessoa.



  • O cinema teve papel importânte na difusão de tendências de moda nos anos 80 também.  Os videoclipes, inovadores, que uniam som e imagem, e filmes como "Blade Runner" reafirmaram essas tendências.  Em "Uma Secretária de Futuro"(1988), a secretária Tess McGill, vivida pela atriz Melanie Griffith, é de origem humilde e fica no lugar de sua chefe quando esta sofre um acidente.  Para ocupar o cargo, Tess transforma seu look radicalmente, deixando o cabelo curto e assumindo uma aparência clean e sofisticada.  Substitui roupas e acessórios extravagantes por tailleurs e ternos com paletós mais amplos e ombros largos... Outros filmes que ditaram moda na época:  A GAROTA DE ROSA SHOKING e PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE, entre outros.
 




  • Todo mundo que via a sessão da tarde já tentou imitar a técnica da garça, ensinada pelo Sr.Miyagi a Daniel-San, o KARATÊ KID.  Lançado em 84, o filme é um dos mais famosos da década de 80.  Karatê Kid fez tanto sucesso que rendeu três sequências, a última delas com uma menina karateca, feita por Hillary Swank.  Dia 11 de junho de 2010, rolou um remake desse grande sucesso nos cinemas:  KUNG FU KID,  lançado nos Estados Unidos com Jaden Smith e Jackie Chan nos papéis principais... e a garotadinha do novo milênio tambêm aprovou!!!



  •  A seleção de Prata do Volei Brasileiro levava as meninas dos anos 80 ao delírio!  Bernardinho (atual técnico da seleção brasileira de volei), Xandó, Badalhoca, Montanaro (com suas cravadas sensacionais), Ruy, Renan (o gatinho da equipe), William (o capitão), Amauri, Marcus Vinicius, Domingos Maracanã, Bernard (e seu saque "Jornada nas Estrelas") e Fernandão... Meninas assistindo a seleção de prata jogar era sinônimo de gritinhos histéricos... Não muito diferente de hoje em dia... Haja coração!!



  • Muita gente deve ter engordado às custas do Big Mac na década de 80... Tudo por causa daquele jingle:  "dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim".  Em 1988, quem cantasse o jingle do McDonalds em menos de 5 segundos numa das lanchonetes da rede, faturava uma Coca-cola.  De cara não dava pra acertar, mas depois de um treino, rolava muitas Coca-colas facinho, facinho...rs!



  • Dando uma tricotada no mundo da música, vamos lembrar que Leoni deixou o KID ABELHA em fevereiro de 1986, depois de uma discussão com Paula Toller, sua ex-namorada, no camarim de um show.  A cantora acertou uma pandeirada no rosto do baixista que largou o grupo para fundar o HEROIS DA RESISTENCIA... Paula Toller teve um affair com Herbert Vianna que também ficou de coração partido pela cantora... Dizem as más línguas que UNS DIAS e DOIS ELEFANTES, do vinil BORA BORA, foram desabafos da dor-de-cotovelo do vocalista do PARALAMAS... Hoje em dia, todo mundo é amigo, todo mundo grava junto e todo mundo se ama!!!  Assim é o mundo do pop/rock tupiniquim!!



  • Voltando para a década de 70, as garotas adoravam brincar de "AS PANTERAS" imitando o seriado da televisão.  Logicamente, cada uma se identificava com uma das componentes:  Gil, Kelly ou Sabrina... Naquela época, em versão original, uma era loura, a outra morena e a terceira de cabelinho médio... Outra série que fazia sucesso entre as meninas era a MULHER MARAVILHA, conhecida pela giradinha que marcava a transformação da enfermeira Diana na super-heroína... Enquanto isso, os meninos curtiam o INCRIVEL HULK... a abertura mostrava o pacato Bruce Benner avisando "você não vai querer me ver nervoso" e se transformando no gigante verde... A gente só se perguntava como é que toda a roupa do super herói se rasgava, menos as calças, que ficavam em tirinhas só na barra...rs!








  • O BALÃO MÁGICO estreou na tela da Rede Globo em 7 de março de 1983.  O grupo de  mesmo nome tinha um ano de carreira quando o primeiro programa foi ao ar.  Apresentado por Simony e o boneco Fofão, com participações de Mike e Tob, o programa logo se tornou campeão de popularidade.  Para renovar a fórmla, novos personagens foram inseridos ao longo dos anos, como Cascatinha, Fofinho e Halleyfante.  Ainda participaram da trupe o menino Jairzinho e a menina Luciana, prima de Simony.  Além das brincadeiras, a garotada se amarrava nos desenhos apresentados no show, como He-Man, She-Ra, Mulher Aranha e Superamigos.  O Balão fez sua última viagem em 1986, sendo substituído pelo " XOU DA XUXA".  Como é bom recordar!



  • Os três maiores vencedores do QUAL É A MÚSICA, (programa de Silvio Santos que foi repaginado no SBT) foram Ronnie Von (com 25 vitórias) e Gretchen (com 23).  Mas o cantor Nahim brigou na justiça para ser reconhecido como o maior ganhador!



  • Entre os anos de 1994 e 1996, não houve Globo ou SBT que desbancasse a audiência da Manchete quando esta exibia "Os Cavaleiros do Zodíaco".  Exibido pela primeira vez no Brasil, nessa época, o anime fez um sucesso estrondoso e virou febre entre a garotada.  A história, as lutas e a quantidade de sangue foram elementos completamente novos, que fascinaram os olhos dos espectadores.  Hoje em dia, o desenho ainda é exibido no CARTOON NETWORK, mas não com o mesmo impacto de 15 anos atrás.  Depois vieram YU YU HAKISHO, SHURATO, DRAGON BALL... Mas nenhum superou os Cavaleiros do Zodíaco.



  • Cinco atores fizeram o Bozo, na TVS, nos 11 anos em que o programa foi exibido, entre 1980 e 1991.  Alguns deles, simultaneamente, já que houve um período em que o palhaço entrava no ar, ao vivo, durante oito horas e meia, de segunda a sábado.  Luís Ricardo, que virou jurado do SHOW DE CALOUROS, foi o mais famoso deles.



  • A década de 90 foi marcada, entre outras coisas, pela explosão da axé music... Nessa safra da música se inclui uma ex-cantora de barzinhos em Salvador, nos anos 80... Antes do estrelato, a moça ainda teve passagem pela Banda Eva, foi backing vocal de Gilberto Gil e se associou ao grupo Companhia Clic, onde foi descoberta, em 91 para se tornar a conhecida DANIELA MERCURY, de todos nós...



  • Quem foi criança nas décadas de 70 e 80 deve ter algumas histórias pra contar do seu inesquecível "conguinha"... O calçado da Alpargatas era tão democrático, que pelo seu preço acessível muitas escolas o adotaram como parte do uniforme, desde o "prezinho", como chamávamos na época... Vermelho, Azul Marinho, Branco... Lona por cima e borracha na sola;  os artesãos também inventaram moda, aplicando nos calçados bordados, contas e lantejoulas que deixaram o conga com cara de hippie chic... Se lembra disso?



  • Ainda falando dos anos 90 e a explosão da axé music, poucos se lembram que o É O TCHAN no seu início se chamava GERA SAMBA... Por conta de uma briga por direitos do nome, a banda foi obrigada a troca-lo e adotou como marca o título de um dos seus grandes sucessos... Apesar da banda estar em baixa, atualmente, muita gente decorou as coreografias de "É o Tchan", "Dança da Cordinha", "Dança do Bambolê"...entre outras, da fase mais bacana, quando os integrantes eram Beto Jamaica,  Compadre Washington, Jacaré, Carla Peres, Deborah Brasil, Scheila Carvalho e Sheila Melo... Atrás deles, vieram outras:  Cia do Pagode, Banda Beijo, Banda Eva, Olodum, Asa de Águia, Terrasamba, Cheiro de Amor, As Meninas, Bragadá, Araketu... e muitas mais!



  • As meninas da década de 70 e 80 se divertiam colecionando bonecas de papel... As bonecas vinham em revistinhas e apareciam na capa de gramatura mais grossa em trajes íntimos.  Dentro da revista havia uma infinidade de modelitos e seus acessórios para vestir a boneca da capa em várias situações:  na praia, para viagem, social, no frio, indo para a escola... Era um verdadeiro clube da Luluzinha quando as  meninas se reuniam para recortar as bonecas, fazer desfiles ou brincar de casinha!  Bons tempos que só voltam por aqui, no nosso almanaque!





  • No quesito REVIVAL, não dá pra deixar de lado a TURMA DA MÔNICA - O primeiro gibi da turma foi lançado em 1970 pela Editora Abril.  Nos anos 80, os personagens criados por Mauricio de Sousa conquistaram os leitores mirins definitivamente, com vendas superiores às das revistas Disney, Luluzinha e Bolinha.  Vários outros gibis foram lançados:  Cebolinha, Cascão, Chico Bento, Magali, Pelezinho, além das edições especiais, como Almanacão da Turma da Mônica, o Grande Almanaque da Turma da Mônica, Almanacão de Férias, que reuniam as melhores historinhas publicadas, quadrinhos inéditos e diversos passatempos... Difícil encontrar quem nunca tenha lido um desses gibis!



  • Quem passou pela década de 70 e nunca se engasgou ou não conhece história de alguém que passou "poucas e boas" entalado com uma BALA SOFT?  A bala era uma das preferidas entre a criançadinha setentista, mas deixava muitos pais em apuros... Ela era atraente aos olhos e saborosa:  limão, framboesa, uva, abacaxi, laranja... tinha formato arredondado e, ao contrário da bala Juquinha, era dura e se passava muito tempo até que dissolvesse... dizia-se que a cada 12 minutos uma criança morria engasgada pela guloseima... Posteriormente, balas com a mesma característica das BALAS SOFT passaram a ter um furo central e formato de "argola" para evitar sufocamentos.  Mas que a bala era uma delícia... isso era!




  • Hora do recreio, na década de 70, a criançada matava a fome saboreando os deliciosos lanchinhos Mirabel... foi o primeiro wafer miniatura de que se tem notícia e cardápio fácil na lancheira da garotada... Os wafers Mirabel vinham nos sabores limão, baunilha, morango e chocolate.  Depois surgiu o concorrente... o wafer Recreio que também era mini, para as crianças levarem para a escola e acabou se tornando o preferido dos estudantes.  Já nos anos 80, surgiu o biscoitinho que faria o maior sucesso na merenda escolar... MONSTRINHOS CRECK.  Os biscoitos já vinham mordidos da fábrica, com os dizeres "mordida do monstro", que davam a idéia dos monstrinhos terem experimentado os biscoitos antes de serem embalados... vinham nos sabores chocolate, nata e coco e eram crocantes... Isso é que é lembrança gostosa!
 




  • Vamos, agora, listar os filmes que levaram o Oscar desde o início até o final da década de 80:                                                    



GENTE COMO A GENTE (80)

 
 
CARRUAGENS DE FOGO(81)



GANDHI(82)

 LAÇOS DE TERNURA(83)





AMADEUS(84)




ENTRE DOIS AMORES(85)




PLATOON(86)




                  O ÚLTIMO IMPERADOR(87)




 
RAIN MAN(88)



CONDUZINDO MISS DAISY(89)




 DANÇA COM LOBOS(90)


Que também são ótimas dicas do Almanaque, para comprar ou alugar.  Divirta-se!


  • Se você viveu intensamente os anos 80 sabe que:  os meninos usavam tênis Bamba e as meninas, Melissa;  a caneta de 10 cores além de enfeitar os cadernos, tinha tinta cheirosa;  que o relógio Champion (que voltou no novo milênio) trocava inúmeras pulseiras de várias cores e também seus "genéricos" era e são vendidos bem mais barato nas feiras populares;  que Monark e Caloi dominavam o mercado na venda de bikes;  que a caneta Replay (que a tinta apagava com borracha) foi proibida por fraudes em provas escolares e cheques; que as baladas da época eram marcadas por bandas que estão, até hoje, na ativa (Ira!, Kid Abelha, Paralamas e Titãs), não se cansa de ver reprises de filmes como:  DE VOLTA PARA O FUTURO; TOP GUN ASES INDOMÁVEIS; CURTINDO A VIDA ADOIDADO E DIRTY DANCING... E, se for mulher ainda chora ao assistir pela enésima vez GHOST- DO OUTRO LADO DA VIDA.

TÊNIS BAMBA


MELISSA ZIGZAG (80)

CANETA DE DEZ CORES

RELÓGIO CHAMPION (80)

MONARETA DA MONARK


BERLINETA DA CALOI



CANETA REPLAY

KID ABELHA

PARALAMAS DO SUCESSO

 TITÃS

CURTINDO A VIDA ADOIDADO

DE VOLTA PARA O FUTURO

TOP GUN - ASES INDOMÁVEIS

GHOST



  •  Aos domingos, a Globo exibia FAMÍLIA DINOSSAURO, um seriado com atores vestidos de dinossauros (com um recurso de movimento de rosto muito bom, semelhante ao utilizado no live-action de Tartarugas Ninjas), que fez bastante sucesso por aqui nos anos 90.  Não dá pra esquecer o DINO DA SILVA SAURO entrando em casa e dizendo "Querida, cheguei...", ou fazendo a dança do acasalamento e o BABY falando "Não é a mamãe!"...
A FAMÍLIA DINOSSAURO
  • O Almanaque vai ressuscitar alguns slogans de comerciais das décadas de 70 e 80 pra você... Alguns foram tão marcantes que a gente usa até hoje... 
             1.PRESTOBARBA- A primeira faz tchan... a segunda faz tchum, e... tchan, tchan, tchan, tchan...
             2.IMPULSE - Se algum desconhecido lhe oferecer flores, isto é IMPULSE!
             3.GELÉIA DE MOCOTÓ INBASA -"E a mãe fica com o copo! Plin..."
             4.REXONA - Com Rexona, sempre cabe mais um!
             5.TONOCLEN - Feliz era o seu Feliciano... Não perdia uma parada...
             6.O tempo passa, o tempo voa, e a poupança BAMERINDUS continua numa boa!
             7.CHOQUITO - Leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes, coberto com
                o delicioso chocolate NESTLÉ...
             8.Caspa, eu?! (Denorex:  parece remédio, mas não é!)
             9.XAMPU COLORAMA:  "Você se lembra da minha voz?  Continua a mesma, mas os meus
                cabelos... quanta diferença!"
                             Super divertido recordar!



  • O CLUBE DO MICKEY tinha vários números musicais com um elenco fixo de meninos e meninas, onde alguns deles fizeram história (que o diga Britney Spears, Justin Timberlake e Cristina Aguilera)... e tinha os desenhos da Disney sempre intercalando com os musicais... Quando a gente era criança, ficava se perguntando o que fazer para estar lá, com a turma do Clube, usando o característico chapéu de orelhas do Mickey!  E, no final, a turma se despedia com a musiquinha triste... "Já chegou a hora do programa terminar... Mickey Mouse... Vai partir... Vai se des-pe-dir...rs!  É... Mas, o Almanaque continua... e cheio de coisas boas pra lembrar!
  • Para tocar o disco de vinil existiam as vitrolas automáticas com um pino no centro onde se podia empilhar vários vinis.  E tinha um botão com o controle de rotações mas, como a maioria dos discos vinham com 33rpms (rotações por minuto), de vez em quando a gente gostava de inverter as rotações (só pra morrer de rir das músicas cantadas em "slow motion" ou com a vozinha fina, tipo TICO E TECO)... Alguns locutores distraídos, na época do vinil, também cometiam gafes de tocar músicas com rotação alterada... isso porque os vinis das rádios, as vezes, vinham com uma música em cada lado da bolacha e, na maioria das vezes, em 45rpms... Mas esses tempos também ficaram lá atrás... Graças a Deus!
  • O destino dos Menudos na sua formação mais famosa:  Robby virou ator e agora voltou a ser cantor;  Charlie é galã de novelas mexicanas, Roy trabalha como corretor de imóveis, Ray é locutor e dono de uma casa noturna em Porto Rico, e Rick foi o que se deu melhor:   é o famoso Ricky Martin.


 




  • Uma das personalidades que marcou os anos 80 foi o BEIJOQUEIRO... que "começou a carreira" quando deu seu primeiro beijo em Frank Sinatra, em 1980, pleno Maracanã... Depois disso,  não parou mais:  o Papa João Paulo II, Roberto Carlos, Tony Bennet, Pelé, Zico, Falcão, Xuxa, Jacques Custeau, o presidente João Batista Figueiredo,  Brizola... Sempre furando esquemas de segurança.  Foi citado em música de Kleiton e Kledir... Além de ser conhecido por beijar celebridades de forma inusitada, o BEIJOQUEIRO colecionou 20 ações, 60 surras e 78 prisões... Tem doido pra tudo, né?  Até nos anos 80.




  • No Almanaque a gente também mata saudades de quem fez sucesso, ficou gravado na nossa memória e desapareceu... Talvez você já deva ter se perguntado POR ONDE ANDA O FERRUGEM?  O menino ruivinho ficou marcado nas propagandas da Ortopé com um dos mais conhecidos jingles da publicidade brasileira e o slogan:  "Ortopé, Ortopé... Tão bonitinho!".  O garoto-propaganda da marca de calçados é Luiz Alves Pereira Neto, o Ferrugem que, depois de se tornar uma das maiores estrelas-mirins da década de 70 , trabalhou no programa Os Trapalhões até 1988, ano em que também se formou em jornalismo.  Na época, tinha 21 anos e media apenas 1.30m de altura.  Mudou-se para os Estados Unidos onde fez tratamento para crescer durante 5 anos.  Ao retornar ao Brasil, em 97, o carinha media 1.61 de altura.  A última vez que se viu Ferrugem em ação nas telinhas foi em 2002, apresentando os PIORES CLIPS DO MUNDO na MTV ao lado de João Gordo.  Atualmente, segundo diz seu perfil no Orkut, ele está "simplesmente a toa".

 




  • Lançado em 1991, Sonic foi um jogo revolucionário!  Seu protagonista era, até então, o personagem mais rápido já criado para um jogo de ação, algo que encantou e surpreendeu a todos na época!  Sonic é um ouriço azul que, com seus espinhos e supervelocidade, sai numa grande jornada para derrotar um cientista maluco chamado Robotinik.  Todos os jogos da série já venderam mais de 44 milhões de cópias pelo mundo afora, e novos jogos com o ouriço super sônico continuam sendo criados atualmente.



  •  Das guloseimas boas e ruins de décadas passadas, você deve se lembrar... JUJUBA(as balas de goma que vinham numa embalagem plástica minúscula com um leãozinho de juba transparente por onde se via as balas coloridas... daí o nome Jujuba;  GOTAS DE PINHO ALABARDA(que vinham com um adesivo de versinhos românticos);  PEZ (as pastilhinhas que vinham dentro de uma embalagem com a cabeça de um personagem que ao ser puxada liberava as balas);  CIGARRINHOS DE CHOCOLATE PAN; daqueles suquinhos que vinham em garrafinhas plásticas molinhas sabor laranja, uva e framboesa(era vendidos geladinhos na feira e, no Rio de Janeiro, conhecidos como "laranjinha" porque algumas embalagens tinham formato de laranja);  do pacotinho de KI-SUCO que tinha o jarrão sorrindo;  do PIRULITO ZORRO RETANGULAR;  da PAÇOQUINHA AMOR e das balas JUQUINHA e CHITA... Bons tempos de criança que só voltam aqui no Almanaque.



  • Vamos relembrar alguns seriados que mantinham os telespectadores de olhos pregados na telinha nos anos 80:  CHIPS... Erik Estrada era Poncherello e Larry Wilcox, Jon Backer:  uma dupla de policiais rodoviários que, em suas motos, resolviam vários casos.  O sucesso da série parece ter virado a cabeça de Erik Estrada que chegou a ser afastado do elenco devido ao seu estrelismo.  Em O HOMEM DE SEIS MILHÕES DE DÓLARES, Lee Majors era Steve Austin, o primeiro homem biônico do mundo.  Após um acidente o personagem sofreu uma cirurgia onde recebeu componentes biônicos que lhe deram superpoderes.  Já O HOMEM DO FUNDO DO MAR,  Patrick Duffy fazia Mark Harris, um homem anfíbio sobrevivente de uma civilização do fundo do mar, que tinha entre os dedos uma membrana que deixava as mãos parecidas com nadadeiras.  A série foi sucesso no Brasil mas, Duffy ficaria mais famoso no seriado Dallas.  Essa recordação foi do fundo do baú!




  • Arakén, o Showman, mascote da Globo em 83, era o publicitário Barros Freire, BARRINHOS, que ficou mais conhecido por protagonizar as chamadas de divulgação da cobertura da Copa do Mundo de 86, no México... Além do lamentável desempenho do Brasil, eliminado pela França nos pênaltis, a lembrança bizarra do baixinho usando camisetas de torcedor, bandana verde-amarela e botinha "tipo dançarina do É O Tchan", também é coisa difícil de se esquecer!  Quando o Brasil de Telê, Zico e Sócrates sofreu a derrota na Copa, Araken foi chamado de "pé frio" e sumiu da tela da Globo.  Atualmente Barrinhos tem uma produtora de vídeos e mora no interior de São Paulo.  Seu personagem apareceu, pela última vez, estrelando um comercial de sapatos durante a Copa de 94.
 



  • Patrícia Marques de Azevedo, mais conhecida por Patrícia Marx, e ainda mais lembrada por sua atuação no TREM DA ALEGRIA, deixou o grupo em 1987 e iniciou carreira solo com a música "Festa do Amor".  Seu disco de estréia chegou a vender mais de 350  mil cópias.  Com o produtor Michael Sullivan, gravou mais dois discos:  PATRÍCIA e INCERTEZAS, que continham os sucessos "Certo ou Errado", "Doçura", "Sonho de Amor" e "Destino", entre outros.  Em 1992, a cantora gravou NEOCLÁSSICO, lançado no Brasil e no Japão.  Em 1994, mudou seu nome artístico para PATRÍCIA MARX e, produzida por Nelson Motta, renovou o repertório e assumiu uma imagem mais pop.  Depois de quatro anos sem gravar, período em que a moça casou, teve um filho, virou vegetariana e se converteu ao budismo - voltou em 2002, pela Trama e fez várias turnês pela Europa, onde seu trabalho teve ótima aceitação...





Nenhum comentário:

Postar um comentário